Política de privacidade

Lê por favor esta Política de Privacidade com atenção, pois no acesso aos sites do Banco BNI Europa, a disponibilização dos teus dados pessoais implica o conhecimento e aceitação das condições aqui constantes.
QUEM É O RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DOS DADOS?

O Banco BNI Europa, com NIPC 509.007.333, com sede na Av. Eng. Duarte Pacheco, CC Amoreiras, Torre 1 - Piso 7, 1070-101 Lisboa (Portugal) é a entidade responsável pelo tratamento dos teus dados pessoais, podendo, no âmbito da sua atividade, recorrer a entidades por si subcontratadas para a prossecução das finalidades aqui indicadas.

QUEM É O ENCARREGADO PELA PROTEÇÃO DE DADOS?

O Banco BNI Europa tem um Encarregado de Proteção de Dados, a quem compete, entre outros:

  • Monitorizar a conformidade do tratamento dos dados, face às normas aplicáveis;
  • Esclarecer questões relativas a esta política;
  • Cooperar com a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD);
  • Responder aos pedidos de exercícios de direito formulados pelos titulares dos dados pessoais.

O contacto do nosso Encarregado de Proteção de Dados é:

Av. Eng. Duarte Pacheco, CC Amoreiras, Torre 1 - Piso 7, 1070-101 Lisboa (Portugal)

Endereço electrónico: dpo@bnieuropa.pt.

O QUE SÃO DADOS PESSOAIS?

Dados pessoais são qualquer informação, de qualquer natureza e independentemente do respetivo suporte, incluindo som e imagem, relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável (adiante designada "titular dos dados"). É considerada identificável a pessoa que possa ser identificada direta ou indiretamente, em especial por referência a um identificador como o nome, número de identificação ou a um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, psíquica, económica, cultural ou social.

O QUE É O TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS?

É qualquer operação efectuada sobre dados pessoais, por meios automatizados ou não, tais como a recolha, o registo, a organização, a conservação, a alteração, a consulta, a utilização, a divulgação, a limitação, o apagamento ou a destruição.

QUE DADOS PESSOAIS SÃO RECOLHIDOS E TRATADOS?

O Banco BNI Europa procede à recolha e ao tratamento, entre outros, dos seguintes dados pessoais:

  • Nome;
  • Número de documento de identificação;
  • Número de identificação fiscal;
  • Morada;
  • Número de telefone;
  • Endereço de correio electrónico; e
  • Assinatura.

A recolha de dados pessoais é imperativa no âmbito das relações comerciais e contratuais com os nossos clientes, potenciais clientes e outros titulares de dados relacionados, como representantes, avalistas, fiadores, entre outros. Os dados recolhidos terão de ser mantidos no âmbito do cumprimento de obrigações pré-contratuais ou contratuais que decorrem da legislação em vigor.

O Banco BNI Europa trata dados fornecidos pelo titular dos mesmos ou que este deu autorização para o efeito e presume que os mesmos são verdadeiros e se encontram atualizados.

DE QUE FORMA SÃO RECOLHIDOS OS TEUS DADOS?

Os dados pessoais podem ser recolhidos através dos seguintes meios:

  • Correio electrónico e sms;
  • Website e outros sites do banco;
  • Chamadas telefónicas;
  • Através de aplicações (“apps”) instaladas em dispositivos móveis;
  • Através de acessos a sites externos;
  • Redes Sociais.

Os dados recolhidos são processados e armazenados informaticamente e no estrito cumprimento da legislação de proteção de dados pessoais sendo armazenados em base de dados específicas, criadas para o efeito, pelo Banco BNI Europa ou pelas entidades por este subcontratadas.

Alguns dados pessoais recolhidos no website são de preenchimento obrigatório e, em caso de falta ou insuficiência desses dados, o Banco BNI Europa poderá não conseguir prestar-te os serviços ou as informações por ti solicitadas. Em cada caso concreto, o Banco BNI Europa informar-te-á da natureza obrigatória do fornecimento dos dados pessoais em causa.

Há dados pessoais que podem ser recolhidos por acesso a sites externos (screenscrapping), mediante autorização do titular dos dados. Mais especificamente, são recolhidos dados bancários do cliente através de uma consulta única ao teu homebanking (mediante autenticação tua), usando uma ferramenta de screenscrapping que assegura a proteção, tanto dos dados de acesso ao homebanking, como dos teus dados bancários. Este processo não é obrigatório e poderá ser substituído pela entrega direta da informação solicitada, por parte dos titulares dos dados.

Caso acedas à área de utilizador através de uma rede social, concordas que o Banco BNI Europa utilize e guarde informações relacionadas com o teu perfil. Esta rede pode enviar ao Banco BNI Europa informações, em conformidade com as suas políticas, que podem incluir o nome, foto de perfil, género, lista de contactos e quaisquer outras informações que tenhas escolhido disponibilizar. Outras informações relativas a recomendações trocadas entre ti e os teus contactos também podem ser partilhadas. Se pretendes evitar tal partilha pode fazê-lo editando as definições de privacidade da rede social.

O Banco BNI Europa poderá também armazenar cookies no teu dispositivo para personalizar e facilitar ao máximo a navegação. Para mais informação deverás ler a nossa política de cookies.

QUAL A FINALIDADE DOS DADOS RECOLHIDOS?

Os teus dados destinam-se a integrar um ficheiro de dados pessoais que o Banco BNI Europa poderá utilizar para a prossecução das seguintes finalidades:

  • Gestão da relação pré-contratual ou contratual e das operações conexas, na qual se inclui a análise, decisão e gestão de operações de crédito e avaliação do risco de crédito;
  • Cumprimento das obrigações legais em matérias de combate ao branqueamento de capitais ou de financiamento de terrorismo;
  • Cumprimento de outras obrigações legais ou regulamentares;
  • Gestão de reclamações;
  • Gestão de contencioso;
  • Auditoria interna e externa;
  • Titularização e cessão de créditos;
  • Realização de ações de promoção e de marketing direto; e
  • Realização de estudos de mercado, inquéritos de avaliação e análises estatísticas.

Para a prossecução das finalidades acima identificadas o Banco BNI Europa poderá proceder à interconexão dos dados recolhidos, com o propósito de atualizar e completar tais dados.

Poderão ainda ser efectuados outros tratamentos de dados pessoais, quando tenha sido obtido consentimento prévio, expresso e através de ação explícita, informada e livre.

O QUE SÃO DECISÕES AUTOMATIZADAS E PROFILING?

Para análise de risco de crédito e avaliação de solvabilidade dos clientes, o Banco BNI Europa recorre a tecnologias que utilizam dados recolhidos junto dos seus titulares, que constam da base de dados do banco ou recolhidos junto de terceiros. Essas tecnologias podem implicar uma tomada de decisão exclusivamente automatizada, nomeadamente na contratação de créditos através de canais digitais.

Não obstante, o titular dos dados poderá contestar a decisão automatizada e requerer a sua apreciação através de intervenção humana e poderá apresentar, para o efeito, informação e documentação adicionais.

Refira-se, ainda, que estas tecnologias são igualmente utilizadas para cumprimento de requisitos legais, nomeadamente no que respeita à prevenção do branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo.

COM QUEM SÃO PARTILHADOS OS TEUS DADOS?

Os dados recolhidos e detidos pelo Banco BNI Europa poderão ser transmitidos, com respeito pelo dever da confidencialidade e pelo princípio da finalidade que presidiu à sua recolha, para as seguintes entidades:

  • Entidades do grupo em que o Banco BNI Europa está inserido com o objetivo de prestar serviços bancários e financeiros;
  • Entidades gestoras de centrais de risco de crédito, de natureza pública ou privada;
  • Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal, relativamente a responsabilidades efetivas ou potenciais decorrentes de operações de crédito de que seja beneficiário o titular dos dados, nos termos da lei;
  • Agências de análise de crédito e prevenção de fraude;
  • Autoridades judiciais ou administrativas, nos casos em que tal cedência seja obrigatória;
  • Organizações, incluindo companhias de seguros que tenham contratos com o Grupo em que o Banco BNI Europa está inserido para prestação de serviços, promoções ou ofertas;
  • Entidades que prestem serviços de solvabilidade a instituições de crédito;
  • Empresas de cobranças de créditos caso se revele necessária a recuperação de valores em dívida ao Banco BNI Europa;
  • Autoridades legais e de supervisão sempre que o Banco BNI Europa tenha, por lei, esse dever;
  • Subcontratantes que procederão ao tratamento dos dados por conta do Banco BNI Europa e de acordo com as finalidades por este determinadas, nomeadamente quando tal se mostre necessário ou conveniente para te oferecer serviços comercializados pelo Banco BNI Europa, para o cumprimento das obrigações pré-contratuais e contratuais, para realização de estudos de mercado, inquéritos de avaliação ou análises estatísticas; e
  • Qualquer entidade com a qual o Banco BNI Europa negoceie a cessão de créditos.
COMO É QUE USAMOS OS TEUS DADOS PARA TE CONTACTAR SOBRE OS NOSSOS PRODUTOS E SERVIÇOS?

O Banco BNI Europa poderá usar os teus dados para te dar a conhecer produtos e serviços que considerar ser do teu interesse, e sempre se tiveres dado o teu consentimento para o efeito. Esta divulgação poderá continuar mesmo após a cessação da tua relação com o Banco BNI Europa.

Os contactos poderão ser efetuados através de aparelhos de chamada automática, aparelhos de telecópia, por correio eletrónico, SMS, MMS, ou outros meios que permitam a receção de mensagens independentemente da intervenção dos destinatários, a não ser que nos tenhas dado instruções em contrário.

Podes opor-te a qualquer momento, ao tratamento dos teus dados para efeitos de marketing direto, devendo para o efeito solicitar por escrito para o endereço de correio eletrónico do Encarregado de Proteção de Dados.

QUAIS SÃO OS TEUS DIREITOS?

Nos termos da legislação aplicável, ao titular dos dados são conferidos os seguintes direitos:

  • Direito de acesso: Direito a obter informações relativas à categoria de dados pessoais recolhidos, a que tratamentos são sujeitos e com que finalidades, a que entidades são os dados transmitidos, prazos de conservação aplicáveis e outras informações relacionadas;
  • Direito de retificação: Direito a solicitar a retificação dos dados pessoais inexatos ou incompletos;
  • Direito de apagamento (ou esquecimento): Direito a que os teus dados pessoais sejam eliminados quando os mesmo deixem de ser utilizados para as finalidades para as quais foram recolhidos ou quando for retirado o teu consentimento, sem prejuízo dos prazos de conservação impostos por legislação e regulamentação aplicável;
  • Direito à limitação de tratamento: Direito a requerer a limitação de tratamento dos dados, quando (i) contestar a exatidão dos dados pessoais, (ii) o tratamento for ilícito e te opuseres ao apagamento dos dados, (iii) o Banco BNI Europa já não precisar dos dados para tratamento, mas os mesmos sejam requeridos por ti, e (iv) se o te tiveres oposto ao tratamento e até se se verificar que os motivos legítimos do Banco BNI Europa se sobrepõem ao teus direitos;
  • Direito à portabilidade: Direito a receber os dados pessoais que te digam respeito e que tenhas fornecido ao Banco BNI Europa, num formato estruturado, de uso corrente e eitura automática e transmitir esses a outro responsável pelo tratamento de dados;
  • Direito de oposição: Direito de te opores ao tratamento de dados para efeitos de realização de ações de marketing directo;
  • Direito a recusar decisões automatizadas: Direito de não ficares sujeito a decisões baseadas exclusivamente no tratamento automatizado, incluindo a definição de perfis, que produzam efeitos na sua esfera jurídica.

O exercício de qualquer um destes direitos poderá ser solicitado ao nosso Encarregado de Proteção de Dados.

O titular dos dados tem ainda o direito de reclamar junto da CNPD ou de outra entidade de controlo, nomeadamente no estado membro da União Europeia da sua residência em matérias relativas ao exercício de direitos e à proteção de dados pessoais, sem prejuízo de recurso a qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial.

POR QUANTO TEMPO SÃO ARMAZENADOS OS TEUS DADOS?

O período de tempo durante o qual os dados são armazenados e conservados varia de acordo com a finalidade para a qual a informação é tratada. Sempre que não exista uma exigência legal específica, os dados serão armazenados e conservados apenas pelo período mínimo necessário para as finalidades que motivaram a sua recolha ou o seu posterior tratamento ou, pelo espaço de tempo autorizado pela CNPD, findo o qual os mesmos serão eliminados.

OS TEUS DADOS SÃO TRATADOS DE FORMA SEGURA?

O Banco BNI Europa assume o compromisso de garantir a proteção da segurança dos teus dados. Para o efeito, adotou diversas medidas de segurança, de caráter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais que nos disponibilizas contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito. O Banco BNI Europa exige dos seus subcontratantes e dos seus parceiros a adoção de medidas de segurança equivalentes aquelas que pratica.

Não obstante as medidas de segurança praticadas pelo Banco BNI Europa, deves adotar medidas adicionais de segurança, designadamente, assegurar que utilizas equipamentos e um Browser atualizados em termos de segurança, adequadamente configurados, com firewall ativa, antivírus e anti-spyware e, certificar-te da autenticidade dos sites que visitas na internet, devendo evitar websites em cuja reputação não confies.

COMUNICAÇÕES

O utilizador reconhece que o Banco BNI Europa poderá comunicar dados dos utilizadores no âmbito de processos de fusão, aquisição e/ou incorporação em que se encontre, não se considerando essa comunicação como uma transferência de dados para terceiros, nem existindo qualquer tratamento subcontratado.

O Banco BNI Europa poderá ainda transmitir dados a terceiros no âmbito de investigações, inquéritos e processos judiciais e/ou administrativos ou de natureza semelhante, desde que para tal seja devidamente ordenada por ordem judicial nesse sentido.

TRANSFERÊNCIA DOS DADOS

O Banco BNI Europa procederá à transferência de dados para países terceiros que não pertençam à União Europeia ou ao Espaço Económico Europeu apenas nos casos permitidos por lei.

Poderão ocorrer transferência de dados para fora da União Europeia, nomeadamente, quanto tal seja necessário para (i) a execução de ordens ou pedidos (por exemplo, transferência de pagamento para o estrangeiro), (ii) por exigência legal, ou (iii) mediante uma autorização expressa do titular.

No caso de ser necessário o recurso a prestadores de serviços de países terceiros, o Banco BNI Europa assegurará contratualmente que estas entidades cumprem com todas as obrigações legais em matéria de proteção de dados, tratando-os mediante as instruções prévias e documentadas do Banco BNI Europa.

Alterações à política de privacidade

O Banco BNI Europa reserva-se o direito de, a qualquer altura, proceder a reajustamentos ou alterações à presente Política de Privacidade, sendo essas alterações aqui devidamente publicitadas.